AVALIAÇÃO DE PROBLEMAS PSICOLÓGICOS RESULTANTES DE CONDIÇÕES NEUROLÓGICAS E PSIQUIÁTRICAS:
Realizamos avaliação exacta do comprometimento cognitivo em pacientes com condições neurológicas e psiquiátricas. Utilizamos as mais avançadas e inovadoras tecnologias em meios de diagnóstico e terapia informatizados, certificados com o “Quality Management System Medical Devices” EN ISO 13485:2003.
Com os nossos testes psicotécnicos pode-se identificar em que medida a capacidade de um indivíduo foi afectada por danos encefálicos como resultado de doença ou lesão (por exemplo, após traumatismo crânio-encefálico, doença de Parkinson, acidente vascular cerebral ou epilepsia). Perturbações do funcionamento cerebral podem ser avaliadas de forma específica e objectiva, fornecendo informações que podem ser usadas na descrição do nível actual de funcionamento, monitorizando o progresso, planeando e avaliando medidas de reabilitação, conduzindo reabilitação ocupacional e elaborando relatórios profissionais. Essa avaliação do estado cognitivo e afectivo de um indivíduo também é importante na reabilitação neuropsicológica, especialmente em conexão com questões de aptidão para o trabalho ou aptidão para conduzir.
Pacientes psiquiátricos frequentemente apresentam défices nas áreas de atenção, memória e funções executivas. A avaliação desses défices através de testes neuropsicológicos desempenha um papel importante na verificação do diagnóstico (mesmo nos estágios iniciais da pré-psicose) e no planeamento da terapia. Os conjuntos de testes psicotécnicos para uso em psiquiatria facilitam a avaliação de défices cognitivos por médicos e psicólogos.
Dimensões:
Dimensões diferentes podem ser seleccionadas dependendo do foco da investigação, por exemplo:
– Todas as funções de atenção específicas (WAF)
– Todas as funções executivas importantes, como flexibilidade cognitiva (TMT-L) e capacidade de planeamento (TOL-F)
– Todas as funções de memória importantes, como a memória figurativa de curto prazo e de longo prazo (FGT)
– Velocidade percepção (ATAVT)
– Habilidades motoras, como habilidades motoras finas (MLS)
– Conjunto de testes para avaliação do estado cognitivo (COGBAT)
– Deficiências cognitivas na esquizofrenia (CFSD)
– Deficiências cognitivas no transtorno de défice de atenção / hiperactividade (CFADHD)
– Fluência Figural (5 Point)
– Teoria da Mente (TOM)
– Avaliação específica de todas as áreas de atenção (WAF)